Sobre alterações de prioriedades

Com a chegada dos 30 anos, muitas coisas tem mudado para mim, principalmente com relação aos meus objetivos que antes eram de longo prazo e que agora já estão mais a médio e curto prazo. Os meus 20 anos foram uma época de plantio e, agora, com a chegada dos 30, parece que a nova década está trazendo um período de colheita. E, com isso, algumas prioridades mudaram.

Antes, comprar uma casa parecia algo tão longe, tão distante da minha realidade; o foco era estudar, conseguir um estágio para poder aplicar o conhecimento teórico, depois um bom emprego, me estabilizar, viajar um pouco para poder conhecer outras culturas e, por fim, pensar em começar a me planejar para comprar uma casa. No entanto, agora, o foco para acumular mais dinheiro para ter esse objetivo concluído quanto antes parece estar batendo na minha porta. Já não faz mais tanto sentido continuar pagando um aluguel caro de um estúdio quando eu poderia já começar a pagar as prestações da minha própria casa.

E, para poder fazer isso, percebi que terei que abrir mão de coisas que antes eram mais importantes para mim, como, por exemplo, viajar em todo feriado, sair para comer fora todos os finais de semana, utilizar com frequência o Uber ao invés do transporte público, para poder economizar um pouco mais em nome de um objetivo maior: dar entrada na minha casa. E com isso não quero dizer que não vou mais viajar, como citei anteriormente, — isso continua sendo uma prioridade para mim — porém, terei que ser mais criteriosa com relação aos lugares onde quero ir, o quanto poderei gastar com cada viagem e qual a periodicidade que as farei. 

Confesso que às vezes é um saco recalcular a rota; obviamente, gostaria de poder fazer tudo o que desejo sem precisar me preocupar com escolher o que é uma prioridade para mim. Mas, agradeço por já estar fazendo a minha parte em poupar e investir desde os meus 20 anos, para poder fazer escolhas com mais consciência e menos ansiedade. Saber que posso esperar mais um pouco antes de sair fazendo uma loucura ou optando por algo que não é tão bom para mim, mas que é o que posso ter agora simplesmente porque não tenho outra opção.

Por isso, é tão importante falar sobre dinheiro, entender de finanças pessoais e fazer escolhas já que te colocarão em uma posição melhor no futuro. Afinal de contas, o maior benefício que o dinheiro traz é a liberdade, principalmente, de poder fazer escolhas, e não ter um único destino traçado para o resto da vida. E como a maioria das coisas depende de dinheiro, quanto antes você começar a cuidar dele e tê-lo como uma prioridade no sentido de saber que ele irá te proporcionar benefícios no futuro, melhor será para você :)

Comentários

Postagens mais visitadas