Sobre ter vergonha de ir na academia
Lembro do quanto enrolei até criar coragem para ir na academia pedir mais informações — e não é como se eu já não fosse ao shopping no qual ela fica toda duas vezes por semana naquela época. Quando finalmente concluí a matrícula e decidi ir pela primeira vez até lá, lembro do medo que senti de fazer tudo errado, ser julgada, não saber usar uma máquina ou não me sentir à vontade com as roupas que tinha, afinal de contas, já havia ido uma única vez a academia anos antes e a experiência havia sido péssima. Por isso, resolvi reunir umas dicas que acho que podem ser úteis para quem se sente meio deslocada ou com vergonha de dar o primeiro passo:
1. Se possível, procure uma companhia para ir com você: seja uma amiga, familiar, colega de trabalho, não importa. Se você tiver uma companhia, a atividade irá se tornar mil vezes mais tranquila e aquele peso de ser a pessoa nova será retirado das suas costas. Além disso, quando estamos com outra pessoa, não temos tanta vergonha de nos enturmar ou fazer perguntas, portanto, essa é uma ótima opção para começar qualquer atividade.
2. Não entanto, se não for possível ir acompanhada, vá em um horário mais calmo: Geralmente, logo pela manhã, no horário do almoço ou no final do dia, há menos pessoas na academia e você se sentirá mais à vontade para explorar o espaço e ter seu próprio tempo para entender como funcionam as coisas
3. Mas se esses horários não forem bons para você, tire um dia para ir fazer cardio na esteira e observar como as outras pessoas agem: como elas pedem para revezar uma máquina, onde ficam os equipamentos, onde montam as barras, onde fazem o alongamento e assim por diante. Dessa forma, quando for a sua vez de fazer os exercícios, já se sentirá mais confiante de repetir o mesmo comportamento dos demais, se misturando com maior facilidade.
4. Antes de ir à academia, tenha um plano de exercícios e assista suas execuções no YouTube para verificar como devem sem feitos, como regular as máquinas que irá utilizar e qual a postura ideal para realizar os movimentos. Novamente, isso irá te deixar mais confiante e fará com que você se misture mais rapidamente com as pessoas que já frequentam o espaço há mais tempo.
5. Mas, se tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar para quem trabalha ali, afinal de contas, esse é o seu trabalho! E é melhor perguntar antes de fazer algo errado, do que cometer alguma gafe ou se machucar.
6. O mais importante: ninguém se importa com você, todo mundo está ali focado em fazer o seu próprio treino e nem irá notar se você cometer algum erro. Somos menos importantes do que pensamos :)
Todo mundo que é bom em alguma coisa, já foi aprendiz um dia. E só melhora em algo quem começa uma atividade e se dedica a ela, portanto, não tenha vergonha de ser ruim ou de cometer erros, essa é a única maneira de melhorar e só você pode fazer isso por você mesma.

.png)
Comentários
Postar um comentário