Sobre o amor ser uma escolha diária

Recentemente, comecei a assistir a mais um reality show ruim, "La Isla de Las Tentaciones" — Sim, a culpa é do Montoya — e, por mais absurdo que possa parecer, esse reality me fez refletir sobre como lidamos com as nossas relações amorosas e como, no final do dia, amar o outro é uma escolha que fazemos diariamente.

No programa, cinco casais são separados, vivendo em casas diferentes, juntamente com dez pessoas do sexo oposto, as quais são as suas tentações. Os casais, então, tem que resistir as investidas dos demais solteiros para provar que o seu relacionamento está acima de qualquer tentação. Obviamente, tem tudo para dar errado — e dá, na maioria das vezes :)

Mas, por mais absurdo que pareça a premissa do programa, é exatamente um espelho do que acontece todos os dias nas nossas relações. As tentações convivem conosco dia após dia, seja no trabalho, na escola ou faculdade, academia, transporte público… e nós simplesmente as ignoramos. E, fazemos isso, porque, no final do dia, é mais importante respeitar e valorizar a pessoa que escolhemos ter ao nosso lado do que ceder a algo momentâneo. Escolhemos, portanto, todos os dias olhar para as tentações e seguir em frente, pois, o fato de amar quem está ao nosso lado fala mais alto do que qualquer outro sentimento.

O amor, além de ser aquele sentimento inexplicável, também é respeito, consideração, valorização, amizade, cuidado, cumplicidade e confiança. E nós escolhemos ter todas essas coisas quando dizemos não as tentações que surgem no nosso caminho. 

O amor é, portanto, uma escolha que deve ser feita diariamente por quem deseja ter um relacionamento duradouro.

Comentários

Postagens mais visitadas