Sobre a etiqueta no transporte público

Depois de utilizar o transporte público com frequência, começamos a notar alguns padrões de comportamento entre as pessoas e é verdade que alguns deles poderiam ser melhorados. Então, fica aqui uma mini lista com as minhas sugestões:


1. Colocar a mochila entre as pernas

Sei que a maioria das pessoas não tem o costume de fazer isso, mas as mochilas quando estão nas costas ocupam o lugar de uma pessoa, já que elas estão, geralmente, sempre cheias. Ao colocar a mochila entre as pernas, o ônibus ou metrô fica mais espaçoso e acomoda melhor as pessoas que ali estão, além de fazer com que você não carregue o peso nas costas durante o trajeto que pode ser longo; também pode facilitar o movimento das pessoas, já que deixa o caminho mais livre e evita esbarrões ou diversos pedidos de “com licença”.

2. Utilizar fones de ouvido

Não sei porque ainda em 2025 as pessoas não usam fone de ouvido em locais públicos. Ninguém é obrigado a ouvir as suas músicas, vídeos ou chamadas, por mais baixo que o áudio esteja. 

Tenha o hábito de ter sempre consigo um fone, mesmo que seja daqueles baratinhos, com fio; dessa forma, você não atrapalha ninguém e pode ver suas séries, vídeos ou escutar as suas músicas sem gerar nenhum constrangimento.

3. Falar baixo

Como já citei anteriormente num post aqui do blog, não gosto de barulho, mas tenho plena consciência de que, ao sair de casa, encontrarei com todos os tipos de pessoas e, que como elas irão agir comigo e com os demais, está totalmente fora do meu controle.

No entanto, todos deveriam ter bom senso e saber que as demais pessoas não estão interessadas no que você tem a dizer; também não é preciso gritar para que a pessoa do outro lado da linha lhe escute. Mais uma vez, o fone de ouvido faria bem para você e para os que estão a sua volta.

4. Não ocupar o banco com uma mochila

Entendo que não é todo dia que queremos interagir com os outros, mas isso não nos dá o direito de ocupar mais do que um lugar no transporte público. Se o mesmo está vazio ou com poucas pessoas, entendo, afinal de contas, não precisamos viajar de modo desconfortável; mas se o metrô ou ônibus está cheio, não custa nada colocar a mochila sobre as suas pernas e deixar o lugar livre para quem quiser sentar — várias pessoas entram com sacolas, crianças pequenas ou pastas e elas também merecem viajar confortavelmente quando possível.


Por esses espaços não serem apenas nossos, todos deveríamos colaborar com o bom funcionamento e ter respeito pelas demais pessoas que os utilizam juntamente a nós. Faça para o outro aquilo que você gostaria que ele fizesse para você :)

Comentários

Postagens mais visitadas