Sobre começar a ler
Eu sempre fui incentivada a ler desde criança. Os meus pais sempre compravam um gibi da Turma da Mônica aos finais de semana, havia diversos livros na minha casa (sendo a maioria de autodesenvolvimento), meus pais tinham o hábito de ler revistas e jornais e nós passávamos horas nas livrarias quando íamos ao shopping.
Quando criança, adora ir à Saraiva ler os livros da Ninoca — eu sei que você não faz ideia do que isso seja, mas eram livros interativos, no qual você puxava uma parte do livro e personagem mexia as mãos, por exemplo. Eu simplesmente amava passar horas por lá, vendo as capas dos livros, lendo alguns capítulos de uns deles, mas, naquela época, começo dos anos 2000, os livros eram muito caros. E sei que podemos dizer o mesmo hoje, mas parece que o poder de compra era diferente naquela época e, ter livros, era um hobby caro. Por isso, comecei a frequentar a biblioteca da minha cidade e eu simplesmente lotava a carteirinha de empréstimos e, antes de tudo ser digital, acredito que já tive umas 3 completamente cheias.
Então, como deu para perceber, eu sempre fui muito incentivada a ler e sempre tive quem lesse por perto. No entanto, sei que essa não é a realidade de muitas pessoas, mas, algumas delas, tem o desejo de começar a ler e não sabe muito bem por começar. Por isso, separei algumas dicas que podem te ajudar, caso essa seja a sua situação:
1. Escolha qual gênero deseja ler
Talvez o que te chame mais a atenção seja uma história de aventura, ou talvez de romance, ou um drama mais pesado, ou simplesmente um livro de desenvolvimento pessoal. Ou talvez você tenha assistido um filme, ou série, que foi baseado em um livro. Não importa qual gênero seja, algum deles vai te chamar mais atenção e é por aí que você deve começar.
2. Procure os livros mais populares do gênero escolhido
Basta uma simples procura no Google dos "10 livros de romance mais populares dos últimos anos", por exemplo, e você poderá ver quais foram os livros mais lidos nesse período e suas respectivas notas. Obviamente que uma lista dessa pode conter um título em primeiro lugar que não irá te agradar, mas, se agradou à maioria das pessoas, acredito que valha a pena começar por aí.
Também vale a pena pesquisar em sites como o Skoob ou Good Reads resenhas desses livros para ter uma ideia do que o pessoal tem achado deles.
3. Utilize as redes sociais ao seu favor
Aproveite para assistir vários vídeos no YouTube com títulos similares a "Livros para ler em um dia" ou "Livros para quem não gosta de ler" que tenho certeza de que você encontrará várias indicações de livros populares, fáceis e rápidos de ler, que irão prender a sua atenção e farão com que você comece e termine um livro rapidamente. Ler mais não significa ler melhor, mas, a partir do momento que você ler o primeiro livro e sentir a sensação de começar e terminar uma história, ir para um segundo será muito mais fácil!
Eu adoro os canais da Pam Gonçalves, Livraria em Casa e Geek Freak :)
Acredito que após seguir esses três passos, você já terá uma ideia de onde começar. Mas, mesmo assim, deixo aqui algumas indicações minhas para te ajudar nesse começo no mundo da leitura:
- Qualquer livro do Dan Brown, mas, principalmente, O Código da Vinci: Eu lembro que li esse livro na escola, ali pelos 14 anos, e eu simplesmente amei! A história em si te prende muito, porque você quer saber o que está acontecendo, mas, o que mais me deixava louca (num bom sentido!) é que, ao terminar um capítulo sempre em um momento tenso, no capítulo seguinte, o autor ia para outro lado da história e só no próximo, que voltava ao assunto do primeiro. Então, eu queria devorar aquele livro porque queria saber a continuação da história deixada no penúltimo capítulo lido.
- O Peso do Pássaro Morto da Aline Bei: Um livro nacional curtinho, com uma escrita diferente, quase como se fosse uma poesia, e uma história triste, triste, mas muito bem contada. Esse é o meu favorito da autora!
- O Menino do Pijama Listrado do John Boyne: Outro livro curtinho, que se passa na Segunda Guerra Mundial e conta a história pela visão de um garotinho de 8 anos. Ganhou uma adaptação para o cinema, também muito boa.
- Daisy Jones and The Six da Taylor Jenkins Reed: Um livro contado na forma de uma entrevista, bem diferente do convencional, com personagens marcantes e que te fazer acreditar que tudo contado naquelas páginas foi real.
Poderia indicar diversos livros, mas acredito que esses sejam boas sugestões para quem está no criando o hábito de ler! Além disso, procure deixar os livros bem visíveis, para que você não esqueça de lê-los e, se possível, leve-os com você para poder ler sempre que tiver um tempo livre.
Se preferir por mais praticidade após ler alguns títulos e quiser manter o hábito da leitura, considere comprar um Kindle — Foi a melhor compra que fiz, lá em 2014, quando ele era vendido apenas pelo site do Ponto Frio (e ainda uso o mesmo guerreiro, um Kindle de quarta geração). Extremamente prático e leve, consigo levar comigo em qualquer bolsa, o que faz com que eu leia enquanto espero por algum compromisso ou estou no transporte público.
Espero que essas dicas consigam te ajudar um pouco e sinta-se à vontade para deixar nos comentários qual foi o primeiro livro que você leu — O meu provavelmente foi Menina Bonita do Laço de Fita, da Ana Maria Machado, por volta de 2004.

.png)
Comentários
Postar um comentário