Sobre hábitos positivos

Hábitos são pequenos rituais e comportamentos que repetimos com certa frequência durante a nossa rotina do dia a dia e, que no final, acabam gerando um impacto nas nossas vidas, sejam eles de maneira positiva ou negativa, que podem interferir na nossa saúde, estudos, finanças e relacionamentos, por exemplo.

Como mais uma sugestão de perguntas do Save Wisdom, vou compartilhar 5 hábitos positivos que procuro manter, apesar de não serem nada de especial, mas, que ao longo do tempo, sei que irão geram um impacto positivo na minha vida. No final das contas, é sempre sobre plantar coisas boas hoje, para colher os frutos no futuro.

1. Ler no trajeto do ônibus

Desde que me mudei de país, passei a depender de transporte público, já que não tenho um carro próprio. E, sinceramente, isso não me incomoda em nada porque, de modo geral, funciona eficientemente e não tenho a necessidade de utilizá-lo todos os dias já que trabalho de casa.

No entanto, quando carrego algo pesado ou preciso fazer uma distância maior, acabo recorrendo ao uso do ônibus. Geralmente, pego duas linhas bastante disputadas nos horários de pico, mas, mesmo assim, geralmente consigo um lugar para sentar - quando não é possível fazer isso, consigo ir de pé de maneira confortável. E, por ter onde me apoiar e conseguir seguir a viagem sem grandes problemas de equilíbrio ou atrapalhar a passagem de outras pessoas, consigo ler durante o trajeto. Sempre deixo o meu Kindle na bolsa e aproveito esses pequenos intervalos - sejam eles de 20 ou 30 minutos - para manter o hábito da leitura, que tenho desde criança, como também para me entreter de outra forma que não seja mexendo no celular.

Tenho o costume de ler antes de dormir, mas, como já estou cansada, a leitura não rende muito. Mas, ao ler no transporte público, consigo avançar muito mais com as leituras e aumentar a quantidade de livros que leio durante o ano. E, não, não leio apenas livros de autodesenvolvimento ou que vão acrescentar algo na minha vida - eles fazem, sim, parte das minhas leituras, mas também amo ler uma boa ficção. Como citei anteriormente, leitura para mim é, antes de tudo, uma maneira de me divertir.

2. Investir

Desde pequena, os meus pais sempre me incentivaram a poupar dinheiro, mas a vontade de investir e ver o meu dinheiro multiplicar começou lá em 2015, assistindo os vídeos do Me Poupe.

Eu sempre achei que investimentos significavam altos riscos e perder dinheiro apostando em ações que variam muito rapidamente, mas, através dos vídeos do canal, pude aprender que não era bem assim e que havia outras opções muito mais viáveis para mim e que estavam de acordo com o meu perfil de investidora.

Demorei um pouco para tomar ação, já que o primeiro passo é sempre o mais difícil, mas, em 2017, comecei a colocar o meu dinheiro para trabalhar ao meu favor e o meu único arrependimento é não ter começado antes.

Se você ainda não investe porque tem medo, saiba que tem opções muito seguras, como o Tesouro Direto e CDB, nos quais você pode começar a investir ainda hoje, com valores muito baixos e que permitem a retirada desse dinheiro de maneira rápida, caso precise dele antes do prazo final do investimento. Tenho certeza que, a partir do momento que você começar a ver o seu dinheiro crescer através dos juros compostos, você vai se sentir muito mais confiante e animada para continuar investindo com frequência, todos os meses, já que o resultado será cada vez mais satisfatório.

Se posso dar uma dica, comece a investir já no começo do mês, mesmo que seja um valor pequeno. Ao manter esse hábito ao longo dos anos, o seu dinheiro terá se multiplicado e será muito mais fácil para você alcançar as suas metas que dependem dele - como comprar uma casa, um carro, fazer uma viagem, um curso ou, até mesmo, se aposentar mais cedo ou com mais conforto.

3. Dormir cedo

Eu sei que durante os 20 e tantos anos, o que a gente mais quer fazer é aproveitar o dia - e a noite - como se não houvesse amanhã. O que importa é estar acordado na maior parte do tempo para não perder absolutamente nada; em suma, não temos tempo a perder. E, por termos esse pensamento, acabamos negligenciando uma das partes mais importantes da nossa rotina: O sono.

Dormir bem é essencial para o nosso bem-estar e para que o nosso corpo funcione da melhor forma possível. E, como geralmente temos uma rotina de trabalho que começa às 9h, sabemos que temos um horário para acordar, mas, muitas vezes, não temos um horário definido para dormir. Não é necessário que você durma exatamente 8 horas por dia, mas é necessário que você se sinta descansado e revigorado para ter energia para desempenhar todas as suas funções no dia seguinte, sem se sentir dependente de outros estímulos, como energéticos e cafeína, por exemplo.

Então, de forma geral, para começar a colocar isso em prática, saiba que horas precisa acordar e calcule o quanto seria 8 horas a menos - exemplificando: se preciso acordar às 7h, às 23h, deveria estar na cama, pronta para dormir. Porém, a rotina do sono começa muito antes do momento de se deitar na cama: procure diminuir os estímulos como celular, televisão e luz muito forte uma meia hora antes, não faça uma refeição muito pesada próxima ao horário de se deitar e procure ler um livro ou fazer uma meditação para já ir acalmando o seu corpo e mente. 

Não sou nenhuma profissional da área e essas são apenas as minhas percepções do que funciona para mim, mas garanto que esses pequenos hábitos melhorarão a qualidade do seu sono de maneira geral e, se tiver mais interesse sobre o assunto, pode consultar esse artigo que explica melhor sobre a higiene do sono.

4. Caminhar mais

Como disse anteriormente, mudei-me de país e não senti a necessidade de comprar um carro, já que o transporte público serve-me perfeitamente. Mas, em contrapartida, isso significa que agora ando muito mais. Lembro que quando morava no Brasil, para ir num mercado do bairro ou numa farmácia, que ficavam relativamente próximas, sempre recorria ao uso do carro, seja pela comodidade, quanto pela segurança.

Felizmente, estou bem melhor com relação à questão da segurança e acredito que isso faça uma grande diferença no fato de eu andar mais. Eu me sinto confortável para andar distâncias maiores em horários não tão movimentados, fazendo com que a quantidade de passos que dou por dia aumente significativamente. E com isso, o meu corpo tem respondido melhor a caminhadas mais longas em viagens ou ao subir muitos lances de escada, por exemplo, e já não me sinto cansada com tanta facilidade. Também é uma forma de passar mais tempo de pé e em movimento já que trabalho sentada todo o dia.

5. Ter uma alimentação balanceada

Eu já passei por diversas nutricionistas ao longo da minha vida porque nunca tive uma relação muito saudável com o meu corpo e alimentação. Mas é tão incrível quando você encontra uma profissional que realmente entende o que está fazendo e não te propõe um cardápio totalmente restritivo, tendo como lanche 6 castanhas do Pará.

Durante a pandemia, tive um problema enorme com o meu corpo e a maneira como eu o via, que tive que recorrer para uma ajuda psicológica, que foi incrível e totalmente necessária naquele momento. Depois disso, consegui encontrar uma nutricionista maravilhosa, que entendeu a minha rotina e fez pequenas mudanças no que eu já comia para que a composição geral das minhas refeições fosse ainda melhor, sem precisar me restringir ou deixar de lado os doces, que amo e são meu ponto fraco.

Dessa forma, tenho comido até mais, inclusive, mesmo que o meu objetivo seja a perda de gordura. Não tenho sentido mais fome o tempo todo e sei que o que estou ingerindo faz sentido para a minha rotina e para o meu corpo. E, depois um tempo, nós nos acostumamos a comer bem e as coisas que não são tão saudáveis assim simplesmente não apetecem mais, ainda mais quando é possível comer algo doce todos os dias, como é no meu caso.

Demorei muito para entender que a alimentação e, principalmente, uma dieta não é para ser algo sofrido. Aquele guia está ali para te auxiliar a alcançar os seus objetivos enquanto nutre o seu corpo, que trabalha constante para permitir que você faça todas as atividades que precisa e deseja. Ter uma alimentação saudável é uma delícia!


Como disse no início, são hábitos simples, que chegam a ser até bobos, mas que muitas vezes, os negligenciamos, apesar de saber que, no longo prazo, causam grande um grande impacto positivo nas nossas vidas. No final, é tudo sobre o que você planta e colhe.

Comentários

Postagens mais visitadas